quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Clube das Chaves

O Clube das Chaves

Entra em acção


Trabalho Elaborado por:
- Inês Horta nº10
-Tatiana Santos nº25



Resumo



No 13º aniversário de Pedro, recebe uma colecção de chaves que pertencera ao avô, e que este lhe deixou em testamento .
O avô Cosme fez questão de juntar a cada uma das chaves, uma mensagem em código que levará o neto até às respectivas fechaduras. Mas a tarefa não é fácil e o protagonista resolve então fundar um clube de investigadores: a sua irmã Anica, o seu melhor amigo Frederico, e uma prima, a Guida.
É na garagem de casa do Pedro, transformada então em sede do clube, que os sócios guardarão o material e os registos das operações e se reunirão para discutir os passos a seguir.
Contudo, apesar do empenho em afastar os intrusos, a «sociedade secreta» sofrerá sucessivamente intromissões inesperadas de um ser misterioso e genial que se intitula como «O Fantasma da O.R.D.E.M.»…



Biografia de Maria Teresa Maia Gonzalez



Nascida no ano de 1958, em Coimbra, Maria Teresa Maia Gonzalez.
Estudou na faculdade de Letras da Universidade Clássica, em Lisboa. Onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, tendo sido professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997. Na sua carreira de autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca “A Lua de Joana”, sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, Outubro de 1994, conta já com 17 edições e 250 000 exemplares vendidos (editado também na Alemanha, Bulgária, Albânia, Espanha e China). É também a autora da Colecção Profissão: Adolescente, onde conta com 26 títulos publicados, todos várias vezes reeditados e com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que foram publicados 21 volumes.
Os seus livros têm a particularidade de reflectir assuntos relacionados com a juventude. Na sua escrita são visíveis as situações com que nós, os jovens, defrontamos diariamente, na linguagem própria da nossa idade, evocando os sentimentos e as duvidas que nos atormentam, revelando também uma grande sensibilidade e actualidade em relação aos mesmos.



Maria do Rosário Pedreira


Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Português e Francês durante cinco anos, actividade que a influenciou a escrever para jovens. Ingressou posteriormente na carreira editorial, desempenhando actualmente as funções de editora. Publicou poesia, ficção e literatura juvenil. Recebeu os prémios Sebastião da Gama, Maria Amália Vaz de Carvalho, Verbo/Semanário e uma menção honrosa no prémio Ruy Belo.


Texto de opinião



O Livro: “ O Clube das Chaves” é um livro muito interessante e educativo.
Para quem gosta de aventuras e peripécias divertidas este livro é excelente.


Perguntas - Inês


1- Quantos anos fazia o Pedro?
2- O que é que o Pedro gostava mais no seu aniversário?


Perguntas -Tatiana


1- Quem tinha oferecido ao Pedro a caixa e o envelope?

2- Qual era o nome do livro que o avô queria acabar de escrever?

Sem comentários:

Enviar um comentário